Esse título é autoexplicativo.

Fiz um verdadeiro trabalho de garimpo nos recônditos do catálogo da Prime Video e selecionei 55 bons e ótimos filmes.

Para deixar as coisas mais fáceis, decidi separá-los por gênero e/ou estilos particulares.

E não se trata de um ranking, numerei apenas para facilitar a contagem.

Melhores Filmes Para Ver na Amazon Prime Video

Filmes de ação e guerra

1 John Wick

John Wick trouxe um ar de novidade para o gênero de ação. Uma experiência empolgante, com sequências bem elaboradas e uma trama intensa sobre vingança.

2 Tigerland

O diretor Joel Schumacher transmite com realismo as condições quase insuportáveis dos soldados se preparando para a Guerra do Vietnã.

3 Guerra ao Terror

Um vencedor do Oscar de melhor filme extremamente tenso que foca em um esquadrão antibomba no meio da Guerra do Iraque. Muito suspense e ótimas atuações.

4 Até o Último Homem

História real de um soldado que participou da Segunda Guerra Mundial sem disparar um único tiro, Até o Último Homem é um dos melhores filmes de guerra deste século.

5 Xeque-Mate

Com inspirações tarantinescas, Xeque-Mate é ousado, divertido e estiloso.

6 Rush

Com imparcialidade, Rush conta a história de uma das maiores rivalidades da fórmula 1. As cenas de corrida são espetaculares.

Para ficar com medo

7 A Bruxa de Blair

A técnica do found footage foi essencial para o enorme sucesso de A Bruxa Blair. Na época do lançamento houve quem acreditasse que era tudo uma história real. O fato é que o filme é realmente assustador, principalmente pelo fato de não sabermos o que está acontecendo. O medo do desconhecido é o pior dos medos.

8 Midsommar

Não é preciso de escuridão para a concepção de uma atmosfera de terror. Midsommar possui uma trama que envolve cultos pagãos e situações inquietantes, nos deixando aflitos por completo.

9 [Rec]

Mais um found footage que sabe aproveitar seu potencial e driblar suas limitações. [Rec] é um terror claustrofóbico, imprevisível e perturbador. Talvez o filme que mais me deu medo nessa lista.

10 Corrente do Mal

Um dos ótimos exemplares do terror e suspense da nova safra. Corrente do Mal é criativo na sua forma de nos deixar com medo e investe com sabedoria na visceralidade.

Sessão Nostalgia

11 De Volta Para o Futuro II

Marty e o Doc vão até 2015 para tentar evitar um evento que pode destruir a família dos McFly. Como esquecer a Hill Valley do futuro? O Hoverboard? O tênis com cadarço automático? E claro, o polêmico almanaque? Tá aí um filme que nunca vou enjoar de assistir. Entretenimento puro que pede uma pipoca.

12 E.T.: O Extraterrestre

Spielberg investe em uma pegada emotiva para nos contar a história do extraterrestre que foi deixado para trás. Risadas e lágrimas são garantidas.

13 Jurassic Park

Uma figurinha carimbada da sessão da tarde, Jurassic Park conta com efeitos especiais que envelheceram bem, um ritmo ágil e personagens fáceis de se conectar. Na época do filme os dinossauros entraram na moda.

Clássicos

14 O Poderoso Chefão

Marlon Brando e Al Pacino se destacam em um dos melhores filmes de todos os tempos. Uma história grandiosa, recheada de conflitos inesperados e resoluções impactantes.

15 A Felicidade Não se Compra

Muitas vezes não sabemos o quão importante podemos ser para as pessoas ao nosso redor. A Felicidade Não se Compra é atemporal e emocionante. A pareceria entre James Stewart e Frank Capra não poderia resultar em nada menos do que uma obra-prima.

16 Tubarão

Assim como na pandemia do coronavírus, na ilha em que se passa Tubarão haviam os negacionistas. E aí já dá para imaginar o estrago. Spielberg comprova o seu talento ao mostrar menos e assustar mais. A trilha sonora de John Williams também é um dos aspectos essenciais para o sucesso do filme.

17 A Conversação

Um estudo sobre paranoia envolvendo espionagem e tecnologia. Magistral trabalho de Gene Hackman. Foi indicado ao Oscar de melhor filme em 1975.

18 O Rei da Comédia

A obsessão de alguém pode se transformar em algo assustador. O Rei da Comédia aos poucos vai ficando cada vez mais inquietante. Trata-se de um filme não tão lembrado da carreira de Martin Scorsese e é uma das grandes atuações de Robert de Niro. Vale a pena uma sessão dupla com Coringa.

SCI-FI

19 Donnie Darko

Além de ser uma ótima sci-fi – com direito a universos paralelos e viagem no tempo – Donnie Darko possui também uma história de amor diferente e um retrato satírico dos subúrbios americanos. A trilha sonora com Echo & The Bunnymen, Tears for Fears e Joy Division empolga.

20 Guerra dos Mundos

Uma história de invasão alienígena contada com a qualidade de Spielberg. Mesmo maquiando a violência, o diretor consegue nos estimular com a ação e nos deixar tão apreensivos que é difícil imaginar um final feliz.

21 Minority Report

Uma sci-fi que equilibra bem a ação e ideias inteligentes. O filme impulsiona reflexões éticas, afinal há uma tecnologia que permite que as pessoas sejam presas antes de cometerem os crimes que iriam cometer. Confuso? Graças ao roteiro bem escrito, não.

22 Crimes Temporais (Los Cronocrímenes, 2007)

Este filme espanhol se utiliza da viagem no tempo de maneira brilhante. O personagem principal volta no tempo por uma hora para testemunhar e participar de uma montanha-russa de acontecimentos. Espere por reviravoltas surpreendentes e um inevitável paradoxo.

23 Preso na Escuridão (Abre Los Ojos, 1997)

Ainda que eu prefira o remake americano de Cameron Crowe, Preso na Escuridão de Alejandro Amenabar possui uma crueza e uma intensidade únicas. Uma história de amor, loucura, obsessão e a busca pelo viver para sempre.

24 Aniara

A busca por refugio em Marte resulta em uma situação desesperadora: ficar à deriva no espaço sem saber por quanto tempo. O fatalismo e desespero inevitavelmente tomam conta. Aniara tem um ritmo mais lento e permite importantes reflexões.

25 Brazil

Terry Gilliam concebe um futuro estranho e bizarramente bonito de se admirar. Essa é a uma experiência visual de saltar aos olhos que também investe em um humor peculiar, críticas sociais e personagens excêntricos.

Perturbadores e Intensos

26 Amores Brutos (Amores Perros, 2000)

Três personagens que possuem cachorros importantes em suas vidas se conectam devido a um acidente automobilístico. Com uma narrativa não-linear, Iñarritu cria um filme forte, intenso e inevitavelmente pessimista.

27 Requiem Para um Sonho

Experiência perturbadora sobre o quão na merda uma pessoa pode chegar se um vício tomar conta de sua vida. O filme incomoda não só pela história, mas também pelo estilo de direção empregada por Darren Aronofsky que potencializa tudo.

28 Sicario: Terra de Ninguém

A guerra contra as drogas reserva momentos terrivelmente brutais. Sicario possui três sequências da mais pura tensão, de nos deixar realmente apreensivos. Denis Villeneuve mostra aqui porque é um dos melhores diretores de sua geração.

29 Precisamos Falar Sobre o Kevin

Como manter a sanidade ao criar um filho que possivelmente seja o ser mais abominável do universo? Precisamos Falar Sobre o Kevin é uma mistura de drama e terror, além de ser um inusitado método contraceptivo.

30 O Nevoeiro

O Nevoeiro é um angustiante estudo sobre a raça humana. Ele mostra como alguns podem se comportar de maneira absolutamente irracional diante de uma situação de urgência. E se prepare para um dos finais mais dolorosos do cinema.

31 Psicopata Americano

Um ensandecido Christian Bale dá vida a um executivo de Wall Street que de dia mantém sua imagem de trabalhador vaidoso e narcisista, mas à noite deixa aflorar o seu lado mais sombrio. Psicopata Americano tem um humor satírico e também momentos de notória brutalidade.

32 Amnésia (Memento, 2000)

A trama de Amnésia é mostrada de trás para a frente para exemplificar os problemas de memória do protagonista. Tudo é tão bem conduzido pelo diretor Christopher Nolan que rapidamente conseguimos entender essa estrutura e somos absorvidos por ela.

33 Clube da Luta

Há bastante aspectos levantados pelo roteiro de Clube da Luta que nos fazem refletir sobre a essência do ser humano. O fato do personagem principal se sentir melhor depois de esmurrar alguém e ser esmurrado é só um desses. Típico filme para se assistir pelo menos duas vezes para aproveitar mais.

34 Pi

Um gênio da matemática acredita que através dos cálculos é possível encontrar um padrão para tudo, inclusive para o mercado de ações. Isso chama a atenção de pessoas estranhas e aos poucos ele sente que está sendo perseguido. Alucinações, delírios ou a realidade? Difícil dizer o que é real em Pi e sua atmosfera de pesadelo absoluto.

Entretenimento puro. Vai bem com pipoca.

35 O Grande Lebowksi

O Grande Lebowski oferece tudo o que os irmãos Coen tem de melhor. Situações inusitadas, personagens excêntricos, humor ácido e uma trilha sonora de alto nível nos divertem do começo ao fim.

36 Rango

Existem muitas referências a grandes obras do gênero Western, mas a história de Rango é envolvente por si só. Com um requinte técnico invejável e uma trama que é mais para adultos do que crianças, Rango tem piadas perspicazes e sequências com um bom apelo emocional.

37 O Que Fazemos nas Sombras

Um hilário falso documentário sobre vampiros australianos. O Que Fazemos nas Sombras traz bastante originalidade para um tema já muito explorado.

38 Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Airplane!, 1980)

Airplane! é uma verdadeira obra-prima da comédia. Satírico como poucos, ele diverte por nos mostrar os personagens tomando atitudes cada vez mais absurdas com um semblante sério, como se fossem profissionais extremamente capazes. E são várias gags inspiradíssimas.

39 Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004)

O remake de Zack Snyder não fica devendo tanto ao filme original do grande George Romero. Madrugada dos Mortos é um deleite para os entusiastas dos mortos-vivos comedores de cérebro. Temos aqui momentos inesquecíveis e extremamente divertidos, mas sempre com a sensação de que o perigo pode estar a espreita em qualquer lugar. E claro, a violência estilizada que é marca do diretor se faz presente.

40 The Warriors

Uma trama simples e muito eficiente. O caos toma conta de Nova York devido a uma guerra de gangues e nós acompanhamos uma dessas gangues em uma jornada desesperada para ir do ponto A até o ponto B. Chegar vivo até o fim da linha parece uma missão cada vez mais difícil. The Warriors inspirou vários jogos estilo beat ‘em up. Faz todo o sentido.

Quentin Tarantino

41 Bastardos Inglórios

Que tal uma incursão de Tarantino na segunda guerra? Vemos aqui um grupo de soldados que possuem apenas uma missão: matar nazistas. Que coisa linda! E, além disso, Bastardos Inglórios reescreve a História de um jeito prazeroso.

42 Os Oito Odiados

Tarantino potencializa essa trama brincando com a linearidade. Atuações de grande calibre, reviravoltas, violência e o humor particular do diretor fazem tudo funcionar no mais alto nível.

Reflexivos

43 Blue Jasmine

Cate Blanchett brilha neste drama de Woody Allen. Ela vive uma personagem arrogante que se vê de uma hora para outra desprovida de sua riqueza. Jasmine sempre se achou superior aos outros, mas agora encontra-se no fundo do poço. Blue Jasmine não é uma experiência fácil, ainda que se permita momentos de humor.

44 A Árvore da Vida

Talvez A Árvore da Vida seja o trabalho mais ambicioso do grande diretor Terrence Mallick. Cuidadosamente lapidado, o filme faz um paralelo entre o desenvolvimento de uma família e o lugar dela em meio a toda a História do mundo. É isso mesmo. Visualmente empolgante, poético e filosófico, só perde um pouco da força no final um tanto arrastado.

Primor Estético

45 Desejo e Reparação

A longa cena sem cortes mostrando o caos da guerra em Dunkirk é magistral, mas Desejo e Reparação é belo por inteiro. Um grande trabalho de Joe Wright, que infelizmente vem colecionando decepções desde então.

46 Drive

Nicolas Winding Refn nos brinda com um filme cheio de estilo. A estética primorosa e a trilha sonora envolvente nos deixam praticamente hipnotizados vendo a tela.

Dramas ou romances envolventes. Nem tão leves, nem tão pesados.

47 O Homem que Copiava

Esse é para não esquecermos o quão bom ator é Lázaro Ramos. O Homem que Copiava é a história de um operador de fotocopiadora que se apaixona por uma jovem e que vai enfrentar alguns percalços para conseguir conquistá-la. Destaco também as ótimas participações de Luana Piovani e Pedro Cardoso, que basicamente interpreta o grande Agostinho de A Grande Família.

48 Amantes Eternos

Um filme de vampiros melancólico que mostra os infortúnios da vida eterna e investe em um romance ao longo dos séculos. Amantes Eternos foge de fórmulas e clichês. Gosto como o filme também faz certas críticas aos seres humanos que insistem em fazer as coisas no piloto automático e deixam de desfrutar os prazeres ao redor.

49 As Vantagens de Ser Invisível

Relato honesto sobre um garoto com alguma dificuldade de se enturmar até conhecer os amigos certos. A cena no túnel é apoteótica. E não se esqueçam: “Somos infinitos”

50 Meia-Noite em Paris

Woody Allen registra o seu amor por Paris nos presenteando com um filme repleto de magia, nostalgia e uma doce melancolia. Gil é um roteirista que tenta escrever um livro se inspirando na capital francesa. De uma hora para outra, ele volta no tempo e se encontra com nomes como Buñuel, Dali, Picasso e outros. Como isso é possível? Saber isso é o menos importante, um pouco de fantasia não faz mal a ninguém. A dica é aproveitar a jornada.

Finais catárticos e inesquecíveis

51 O Segredo dos Seus Olhos

Filme argentino vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, O Segredo dos Seus Olhos possui um roteiro ágil e inteligente e ainda conta com uma direção que consegue extrair o máximo dele. Aquele plano-sequência no estádio de futebol é inesquecível, assim como o final absolutamente intenso e, convenhamos, recompensador.

52 A Vida dos Outros

A Vida dos Outros pode ter um início um tanto devagar, mas é tudo bem calculado para chegarmos no final catártico. A história se passa na Alemanha Oriental e mostra um homem cuja função é monitorar e dedurar qualquer um que demonstre inclinações anticomunistas. Mas chega um momento em que ele começa a repensar as suas atitudes.

Tom Hanks

53 Náufrago

Tom Hanks consegue fazer Náufrago funcionar sozinho, o que mostra a enorme qualidade de sua atuação. Ele passa por uma mudança física e psicológica para tentar sobreviver em uma ilha deserta. Sua única companheira é uma bola de vôlei chamada Wilson.

54 Prenda-me Se For Capaz

Um empolgante jogo de gato e rato com Tom Hanks e Leo DiCaprio. Filme divertido com boas surpresas e golpes absurdos.

55 Forrest Gump

Esse é um jovem clássico que nunca me canso de assistir. Forrest Gump é um contador de histórias improváveis, divertidas e emocionantes.

///