Se você pesquisar listas sobre os melhores jogos de PS4 vai notar que Shadow of the Colossus é figurinha carimbada. Esta é a obra-prima de Fumito Ueda, responsável também pelos elogiados Ico e The Last Guardian.

A pegada minimalista do jogo me fascinou de imediato: história simples, pouquíssimos diálogos, um mapa gigantesco repleto de espaços vazios e 16 batalhas a serem travadas com seres muito maiores do que nosso personagem. Tudo isso embalado por uma trilha sonora que potencializa uma atmosfera já naturalmente melancólica.

Maravilha.

O problema é que logo nos primeiros minutos fui sentindo coisas estranhas: Um leve enjoo, sonolência, tontura, um desconforto no olho e uma dor de cabeça que estava parecendo sinal de fome. Dei uma pausa para um nutritivo e reconfortante lanche que parecia ter me deixado mais disposto e voltei para o jogo.

E não é que os sintomas voltaram logo na sequência?

Estava com a mesma sensação de quando tentava ler em um ônibus em movimento no banco virado para trás. Péssimo. Pela primeira vez na vida um jogo me dava CINETOSE ou motion sickness, para os americanos.

Esperei dois dias e tentei novamente. Consegui jogar uns minutos com um leve desconforto, isso até travar a batalha com o primeiro Colosso. Me dependurar nesse ser peludo e dantesco para tentar feri-lo foi demais para mim. A tontura e enjoo vieram mais fortes ainda. Tive que apelar até para um abençoado dramin.

Uma pena não poder jogar um dos jogos mais elogiados de todos os tempos.

Fiz uma busca na internet que revelou que isso não foi algo que aconteceu apenas comigo. Vários jogadores ao redor do mundo infelizmente experimentaram essa péssima sensação.

Pelo o que percebi, os problemas são o movimento estranho da câmera que teima em não ficar onde você quer e também a sensibilidade da mira. Há quem diga que o jogo foi feito assim para transmitir a desorientação do personagem principal. Eu, hein?

O fato é que não poderei ver por conta própria o que acontece quando matamos os 16 colossus. Melhor assim, confesso que até fiquei com pena de invadir esse mundo estranho e matar esses bichos que estavam de boa por ali.