Filmes para relaxar e se divertir durante a quarentena. Já que não tem cinema e que o clima está um tanto pesado, vão aí algumas dicas interessantes para passar o tempo. Para ver e rever.

SCI-FI QUE DIVERTEM

O Quinto Elemento (The Fifth Element, 1997)

Futuro distópico em que Bruce Willis, Milla Jovovich e Chris Tucker se unem para salvar o mundo. Tem ação bem utilizada e humor. E o melhor de tudo: o filme não se leva a sério demais.

Tropas Estelares (Starship Troopers, 1997)

A guerra contra os insetos gigantes que querem dominar a Terra é das mais violentas e divertidas. Além de tudo, há inspiradas críticas ao fascismo.

ANIMAÇÕES QUE EMOCIONAM

Pinochio (1940)

Pinocchio é agradável, divertido e conta com demonstrações de bravura, altruísmo e amizade de seus personagens de uma maneira que nos conecta ainda mais com este clássico.

Viva: A Vida é Uma Festa (Coco, 2017)

Aquele equilíbrio de humor, ação e emoção que sempre buscamos em uma animação.

 

SAGAS ENVOLVENTES

O Senhor dos Aneis (Lord of the Rings)

Uma aventura repleta de ação em um mundo ambicioso e sempre fascinante. Frodo e seus companheiros precisam destruir o um anel simplesmente para salvar toda a Terra-Média. Quer missão mais importante e desesperada que essa?

Harry Potter (2001)

É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento do bruxo Harry Potter ao longo dos anos. O fato dos filmes ficarem cada vez mais sombrios deixa tudo ainda melhor. Meu preferido talvez ainda seja O Prisioneiro de Azkaban.

 

A FORÇA DA NOSTALGIA

Conta Comigo (Stand by Me, 1986)

Poucos filmes são tão nostálgicos quanto Conta Comigo. Quem não queria estar no lugar destes rapazes explorando o mundo ao redor? Stephen King concebeu uma história marcante e que foi bem adaptada para o cinema por Rob Reiner.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, 1986)

Nada como aproveitar os encantos de uma grande cidade enquanto se esta matando aula. Curtindo a Vida Adoidado se mantém engraçado e divertido até os dias de hoje. O final ao som de Twist and Shout é absolutamente memorável.

 

PRA RIR A GRANEL

Debi & Loide: Dois Idiotas em Apuros (Dumb and Dumber, 1994)

Você tem que considerar que este é um filme da mais pura comédia dos anos 1990, então não espere algo politicamente correto. Jeff Daniels e Jim Carrey estão hilários interpretando dois tolos que não conseguem fazer nada certo.

Superbad (2007)

Já dá para chamar Superbad de um jovem clássico da comédia? Ainda que o foco seja os acontecimentos bizarros e cômicos envolvendo dois amigos que querem ir para uma festa, há uma bela e inesperada mensagem sobre amizade aqui.

 

LOVE IS IN THE AIR

Ela (Her, 2013)

Mais um trabalho original e envolvente de Spike Jonze. Além de nos deixar investidos em uma historia de amor incomum, o filme nos estimula a refletir sobre temas relevantes e intrigantes. Será possível o amor entre uma pessoa e um computador?

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995)

Clint Eastwood poderia ter feito mais romances ao longo da carreira. As Pontes de Madison tem uma fotografia esplendorosa e uma história de amor sincera e tocante. Performance grandiosa de Meryl Streep.

 

O AZARÃO QUE VAI FAZER DAS TRIPAS CORAÇÃO

Rocky: Um Lutador (Rocky, 1976)

Rocky vai contra todas as expectativas para entrar no ringue e encarar o campeão da melhor maneira possível. Para chegar lá, vai ter que enfrentar muita coisas e treinar como um monstro.

Voando Alto (Eddie the Eagle, 2015)

Eddie sempre quis participar das olimpíadas, mas percebeu que não tinha condições de se aventurar em nenhuma modalidade. Eis que ele descobre o salto em esqui. A primeira coisa que ele precisa é conseguir saltar sem cair. Tem bons momentos de humor aqui e uma digna história de superação. Isso sem falar nas belas cenas na neve.

 

FAZENDO PARTE DE UM TIME

Duelo de Titãs (Remember the Titans, 2000)

A união dos atletas brancos e negros serve para inspirar uma cidade que convive com revoltantes exemplos de racismo. Tem clichês do gênero, mas é um filme com um algo a mais.

A Escolha Perfeita (Pitch Perfect, 2012)

Nunca pensei que iria me envolver com um filme sobre competições de grupos a cappella. Um time formado só por garotas terá que se reinventar se quiser buscar o título.

 

PARA QUEM ESTÁ COM SAUDADES DE VIAJAR

Sideways: Entre Umas e Outras (Sideways, 2004)

Uma viagem pelos vinhedos da Califórnia que diverte e ainda tem um eficiente componente emocional para a dupla principal. Atuação magistral de Paul Giamatti.

Fandango (1985

Fandango é um road movie por excelência. Trilha sonora inspirada, diversão, situações inesperadas e momentos reflexivos fazem deste filme uma joia rara.

 

VALORIZANDO O CINEMA BRASILEIRO

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Encantadora história de amadurecimento sobre um garoto cego. Problemas universais enfrentados por adolescentes se fazem presentes em Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.

Bacurau (2019)

A crítica social é forte e explosiva em Bacurau, um filme que te conquista aos poucos. Há uma mistura de gêneros inspirada que enriquece a trama essencialmente política.