George Lucas, Irvin Kershner, Leigh Brackett e Lawrance Kasdan conseguiram realizar a difícil tarefa de expandir um universo e deixá-lo mais fascinante. O Império Contra-Ataca é daqueles raros casos em que uma sequência supera o primeiro filme e aqui isso aconteceu em vários níveis.

O Império Contra-Ataca se inicia cerca de 3 anos após o que vimos em Uma Nova Esperança. No alvo e gelado planeta de Hoth, Luke é ferido por uma criatura das neves. Cabe a Han Solo ir atrás do seu amigo, mesmo com o clima hostil. Não demora muito e Darth Vader envia para o local um enorme e diversificado exército, no qual se destacam os já lendários e mastodônticos Walkers imperiais. Sorte dos rebeles que eles eram extremamente lentos.

A primeira parte do filme se concentra nessa grandiosa batalha. É possível notar um aprimoramento nos efeitos especiais se comparados ao primeiro episódio da trilogia. Esse início frenético já é um indício de que O Império Contra-Ataca será uma verdadeira montanha-russa de acontecimentos importantes.

A minha sequência preferida é ver Luke e o seu treinamento com o mestre Yoda. A criaturinha verde demonstra para Luke e para nós os vários aspectos da chamada Força, claro que de vez em quando fazendo um pouco de graça. Esse é o estilo desse grande mestre Jedi. A impaciência de Luke é um tanto irritante, mas isso está no sangue do rapaz. Ele abandona o treinamento antes da hora para tentar resgatar os seus amigos que estão na mão de Vader. O resultado disso nós já sabemos: uma das maiores revalações da História do cinema.

O Império Contra-Ataca possui um tom relativamente pesado e urgente. Dessa vez o Império consegue angariar vitórias, deixando a Aliança com poucas esperanças. A presença do Imperador também ajuda a deixar o clima mais tenso, afinal saber que existe alguém mais poderoso que Vader é assustador.

Com uma direção inspirada de Irvin Kershner, uma melhora considerável na atuação de Hammil e Fisher, a presença de Yoda, a trilha sonora com a marcha imperial e o absurdo embate entre Luke e Vader, O Império Contra-Ataca se transformou justamente no preferido da maioria dos fãs de Star Wars.

Nota: 10

Título Original: Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back
Ano: 1980
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Leigh Brackett, Lawrence Kasdan
Elenco: Mark Hammil, Harrison Ford, Carrie Fisher, Frank Oz