Born to Run: Autobiografia (Bruce Springsteen)

Com quase 50 anos de carreira produzindo músicas cujas letras se destacam tanto quanto a melodia, não foi nada surpreendente constatar a qualidade literária da autobiografia de Bruce Sprinsgteen. Born to Run é um relato confessional sobre detalhes da vida de um dos grandes nomes da História do rock.

Acompanhamos o início repleto de percalços e dúvidas até ele se transformar no que é hoje. O livro é dividido cronologicamente e em capítulos curtos. Cada álbum ganha um capítulo próprio, assim como os acontecimentos mais relevantes de sua trajetória.

Aprendi bastante sobre The Boss lendo Born to Run. As influências como Elvis, Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan e muitas outras são citadas. A relação dele com a família ganha destaque, principalmente a convivência um tanto conturbada com o pai. Graças ao livro também fica exaltada a importância da E Street Band. Quando falamos em Bruce Springsteen não podemos nos esquecer da banda como um todo, principalmente Patti Scialfa (esposa), Steven Van Zandt (que também é ator e participou de The Sopranos) e o gigante saxofonista Clarence Clemons.

Springsteen tem uma carreira muito fértil. São vários álbuns grandiosos e uns poucos trabalhos irregulares. Com o livro conseguimos entender a importância de Born to Run e Born in the Usa para que ele deslanchasse. E também vários outros momentos cruciais, como a arrebatadora performance da banda no show do intervalo do Super Bowl (2009).

Uma autobiografia pode ter o seu viés, mas Bruce não deixa de tocar em assuntos delicados como os seus problemas psiquiátricos. Apesar de Bruce constantemente afirma se sentir sortudo por poder viver de música, vemos que ele é mais um do meio que precisa enfrentar a depressão.

Mesmo com esse tipo de assunto, este é um livro fácil de ler. Bruce tem intimidade com as palavras e adora um humor auto-depreciativo. É claro que o público alvo são os fãs que querem compreender melhor o seu ídolo, mas Born to Run é um material interessante para qualquer um que se interesse por música.

Nota: 9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s