Game of Thrones: “Winter is Coming” Crítica

Game of Thrones | 1×01 – Winter is Coming

Com a aproximação da oitava e última temporada de Game of Thrones, achei interessante rever e comentar todos os episódios desta longa jornada. É claro que os textos possuirão uma boa dose de spoilers, afinal pretendo chamar a atenção para detalhes que provavelmente deixamos passar na primeira vez que embarcamos no perigoso e fascinante mundo criado por George R. R. Martin.

Logo na primeira sequência de Winter is Coming, temos uma amostra do rico universo do seriado. A presença de um Caminhante Branco logo de cara é um sinal de que elementos de fantasia farão parte da história. Só que se trata de fantasia para adultos. Tudo vai ser trabalhado com calma e dentro de uma lógica interna difícil de se questionar.

O único sobrevivente do encontro inicial com o Caminhante Branco é julgado por deserção e caberá a Ned Stark executar a sentença. Ned é o lorde de Winterfell e o patriarca da família Stark. É fácil perceber que se trata de um homem honesto, preocupado com a esposa e os filhos e mais preocupado ainda em seguir um código de conduta. Ao contrário da maioria dos nobres, o poder não sobe à cabeça de Ned.

Ned estava vivendo sua vida tranquila no norte, até receber a comitiva de Robert Baratheon, o rei dos sete reinos e um amigo de longa data. Robert chega com um convite difícil de se recusar dadas as circunstâncias. Ele precisa de um novo “Mão” e não tem dúvidas que Ned é o homem certo.

Robert é um rei bonachão, amante do álcool e das mulheres e por tudo isso, não muito difícil de ser manipulado. Mal sabe ele que o perigo está mais perto do que imagina. A rainha Cersei juntamente com o seu irmão/amante Jaime começa a botar as mangas de fora para conquistar algo que sempre quis.

Do outro lado do mar estreito fica Pentos. É lá que se encontram Viserys e Daenerys Targaryen, filhos de Aerys Targaryen, o rei louco. Viserys não está nem aí em usar a irmã para tentar chegar ao poder que considera seu por direito. Ele bota todas as fichas no casamento arranjado da irmã com Khal Drogo, o imprevisível líder dos guerreiros dothraki.

Winter is Coming é uma introdução que cumpre o seu papel com maestria. Apesar da grande quantidade de lugares, famílias e personagens, a trama se desenrola sem pressa, nos permitindo entender quem é quem aos poucos. Não há quase nada de ação aqui, o que é mais um indício de que o seriado se preocupa primeiramente em desenvolver o enredo e os personagens. E claro, há uma cena final impactante que revela o quão maldosos as peças do jogo dos tronos podem ser.

Se você está revendo o episódio provavelmente irá notar algumas antecipações intrigantes, como os ovos de dragão, o fato de Daenerys não sentir o calor da água e os diálogos em que um membro da patrulha da noite diz que a muralha não vai a lugar nenhum e aquele em que Illyrio diz para Viserys que em breve Drogo irá lhe dar uma coroa. Ah. E é aqui que as crianças Stark adotam os lobos que vão se tornar importantes no futuro.

Nota: 8.8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s