Crítica | O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)

O Sacrifício do Cervo Sagrado é o terceiro filme do grego Yorgos Lanthimos que eu assisto e agora me considero fã do diretor.

Mais uma vez ele nos absorve em uma atmosfera inquietante recheada de situações pouco usuais. Desta vez, seu apuro técnico chama a atenção ainda mais, principalmente quando flerta com o estilo de Kubrick.

Mas vamos a trama.

Steven Murphy é um cirurgião cardíaco de renome. Ele mora em uma casa enorme e tem uma família que se dá bem.

Os diálogos proferidos quase que no piloto automático já são um indício da estranheza do filme. As coisas ficam ainda mais estranhas no desenrolar do relacionamento entre Steven e o garoto Martin. Um fato do passado impulsiona essa relação e isso poderá levar a consequências trágicas para Steven e sua família.

Revelar mais sobre o enredo pode ser considerado spoiler e atrapalharia a experiência.

O que pode ajudar a entender o filme e o seu final é a mitologia grega, especificamente a obra Ifigénia em Áulide escrita em 408 a.c. por Eurípedes. Aliás, podemos até considerar O Sacrifício do Cervo Sagrado como uma releitura dessa tragédia grega.

Quando vemos os filmes de Yorgos Lanthimos temos que esperar o inesperado. A maioria das cenas de O Sacrifício do Cervo Sagrado nos deixam angustiados. Ficamos totalmente imersos nessa trama perturbadora. Os longos takes e a trilha sonora muitas vezes incômoda elevam ainda mais a tensão.

É necessário um pouco de paciência para se aproveitar o cinema de Yorgos Lanthimos. Talvez este seja mais um daqueles casos de ame ou odeie. Eu me incluo na primeira opção.

Nota: 9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s