Imaginem o que poderia acontecer se Hitler se materializa-se na época atual e visitasse diversas cidades da Alemanha. Essa é a instigante premissa de Ele Está de Volta, filme alemão lançado em 2015 que deu muito o que falar.
Investindo na história do peixe fora d’água, Ele Está do Volta cria situações extremamente eficientes de humor. Um humor politicamente incorreto, é claro. Outro ponto positivo está na forte crítica social. Muitas cenas são reais e improvisadas e é um tanto perturbador ver tanta gente endeusando uma figura responsável pela morte de milhões.
É uma pena que Ele Está de Volta perde a força e aos poucos se transforma em uma verdadeira bagunça. A piada fica sem graça depois de uns 30 minutos e a crítica se torna repetitiva. Para piorar, há um exagero na quantidade de temas que o roteiro tenta abordar. A longa duração é outro problema.
No final das contas, trata-se de uma boa ideia que aos poucos foi sendo desperdiçada. Pelo menos, fiquei curioso para ir atrás do material original.
Nota: 6