Os Incompreendidos é o filme de estreia de François Truffaut e um dos nomes mais importantes da nouvelle vague. Não se trata ‘apenas’ de um marco na História da Sétima Arte, mas também de um filme que encanta e fascina ainda nos dias de hoje.
Antoine Doinel é um garoto de 13 anos que passa por dificuldades durante o seu processo de amadurecimento. Ele faz um pouco de bagunça durante a aula, passa um dia com um amigo pela cidade ao invés de ir para escola e tem um relacionamento complicado com a mãe. Até parece que estamos diante de um diabinho, o que não é verdade. É apenas um garoto fazendo coisas que garotos fazem. O problema é que parece que não existe ninguém realmente interessado nele. Percebemos que ele é um bom rapaz, mas falta uma pessoa de bom coração para conversar e dar bons exemplos. Preferem considerá-lo um delinquente juvenil. Existe muito da vida de Truffaut em Antoine, inclusive o amor pelo cinema. Dentro da sala escura percebemos que ele experimenta a felicidade plena.
Com uma óbvia influência do neorrealismo italiano, Os Incompreendidos aborda com naturalidade situações responsáveis por moldar a personalidade de uma pessoa. A narrativa flui de maneira brilhante, sem jamais perder a força, culminando em uma cena final inesquecível.
[9]
Auspiciosa, influente estreia. Truffaut foi um dos grandes.
se foi!
Conheço pouquíssimo do cinema de François Truffaut, mas sei que ‘Os Incompreendidos’ é uma de suas obras máximas!!!
também conheço muito pouco, mas incompreendidos já é o suficiente para saber que ele era diferenciado.
Esse foi um dos primeiros filmes que comprei na minha vida, e até hoje eu não assisti … sei lá, não me sinto “preparado” – se é que isso existe.
Movies Eldridge
http://movieseldridge.blogspot.com.br/
vai em frente!
Tomara que essa cena final inesquecível seja benevolente com o pobre Antoine! Vou procurar o filme na minha locadora, Bruno, tomara que tenha! Só vocês, cinéfilos blogueiros, para me fazerem ver os filmes antigos… 😉
esse é daqueles indispensáveis! vai gostar