breaking-bad-5x09-blood-moneySou fã confesso de seriados como The Walking Dead, Game of Thrones e Mad Men, mas se me perguntam qual o seriado atual que considero o melhor a resposta é Breaking Bad. Foram 4 temporadas e meia de episódios sempre acima da média, recheados de acontecimentos de impacto e com um arco narrativo impressionante dos personagens principais.

Blood Mooney marca o retorno triunfal da quinta temporada e o início do fim do seriado.

Hank
finalmente descobre que o seu cunhado Walter White é o temível Heisenberg. A cena em que os dois se confrontam demonstra a frieza de Walter em momentos delicados, com direito até a uma ameaça não muito sutil. O ator Dean Norris executa um trabalho primoroso ao expor toda a indignação e ódio de Hank nessa sequência.

O jogo de gato e rato começa agora e nós podemos ter certeza que Hank vai fazer de tudo para ver Walter atrás das grades.

Puxando para o lado emocional, temos as cenas de um Jesse cheio de remorso devido ao “dinheiro sangrento”. Vê-lo jogando a grana em cada casa da vizinhança, como se fossem jornais, mostra que o rapaz está completamente dsolado. Para ele, é uma forma de diminuir um pouco da culpa que sente pelas suas atitudes. Será que ele vai se recuperar?

No início, há um flashforward mostrando Walter emagrecido, sujo e indo até o que uma vez foi sua casa em busca daquela pílula com ricina. Ao longo da temporada descobriremos como tudo chegou a esse ponto. Certamente, teremos surpresas pela frente.

Apesar de toda a seriedade das coisas no momento, o humor não fica de fora: a absurda versão de um roteiro de Star Trek elaborada pelo chapado do Badger me fez rir, assim como as diferentes reações da vizinha Carol ao responder um “Hello!” de Walt e um “Hello!” de Heisenberg. Ah, sim, Hank vendo aquela caricatura de Heisenberg com o chapéu e o óculos também permitiu uma certa descontração.

É, Breaking Bad volta com tudo, rumo a um encerramento que promete ser espetacular. Estamos no aguardo!
9/10