Crítica: Suspiria (1977)

suspiria-1977-poster
Demorei 27 anos para ter o primeiro contato com o cinema de Dario Argento e posso dizer que foi uma experiência inesquecível, principalmente por eu ser um entusiasta do gênero terror e de trabalhos que investem na estética. É importante dizer, desde já, que Suspiria não se destaca pelo roteiro ou pelas atuações, mas sim pelo visual e por nos deixar com uma sensação de inquietude do começo ao fim.

suspiria-1977
Suzy Banion
decide se mudar de Nova Iorque para estudar balé na Alemanha e já na sua chegada podemos imaginar que ela enfrentará problemas pela frente. Um dilúvio, a dificuldade de arranjar um táxi e a proibição de entrar na escola de balé são um mau sinal. As coisas ficam piores quando uma garota foge desesperada da tal escola para instantes depois ser vítima de um assassinato brutal, filmado de maneira extremamente gráfica.

suspiria-1977-2
Pouco tempo depois de entrar na escola, Suzy percebe mais coisas estranhas ao seu redor, como passos pela madrugada, funcionários excêntricos e mais mortes. Ela mesma fica doente e é tratada de maneira nada usual por um médico que está mais para um curandeiro.

suspiria-1977-3
Pois é, na verdade Suzy está em um covil de bruxas e vai tentar sobreviver. Dario Argento cria um clima de tensão dos mais eficientes, utilizando uma trilha sonora que encanta e incomoda, além de um jogo de cores e sombras que aumentam ainda mais o impacto das cenas. Falando em impacto, o diretor não economiza no sangue, optando por fazer uso de um vermelho bem vivo, uma de suas marcas.

suspiria-1977-4
Não pude deixar de lembrar de O Bebe de Rosemary enquanto assistia a Suspiria. Ambos possuem temáticas e estruturas semelhantes, com a personagem principal sendo diariamente envenenada, discutindo sobre bruxaria com um especialista no assunto e indo em direção ao perigo nas últimas cenas. De qualquer forma, difícil é dizer qual dos dois é melhor. Minha dica: fazer uma sessão dupla com esses ótimos exemplares do gênero.

suspiria-1977-5

 

 

Nota: 8

FICHA TÉCNICA
Suspiria (1977)
Duração: 98 min
Direção: Dario Argento
Roteiro: Dario Argento, Daria Nicolodi
Elenco: Jessica Harper, Stefania Casini, Flavio Bucci
Info: IMDb, Rotten Tomatoes,

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s