Starz Contents

Apesar deste episódio não possuir o mesmo impacto emocional do anterior, suas qualidades são inegáveis. The Dead and the Dying prepara muito bem o terreno para o series finale, que promete sangue e lágrimas.

Ver Naevia com o olhar vazio carregando a cabeça de Crixus é algo de desolador. Sabemos que toda essa tristeza vai eventualmente se transformar em fúria, mas enquanto isso não acontece a única coisa que podemos fazer é compartilhar o sofrimento dela.

A oportunidade de vingar Crixus aparece de maneira surpreendente. Soldados romanos que dizem ter sido enviados por Pompeu vão até o acampamento de Crassus e o convidam para uma audiência. Caesar reconhece os supostos romanos e convence Crassus a enviar Tiberius para o encontro. Não é que se tratava de uma armação de Spartacus? O olhar de Tiberius quando descobre que foi enganado já diz tudo: não há mais como escapar do cruel destino que ele próprio colheu.

Os rebeldes decidem homenagear seus mortos derramando o sangue dos romanos capturados. Para tanto, eles improvisam uma arena e recriam os jogos. Sim, Spartacus e Gannicus voltam a ser gladiadores após muito tempo. É óbvio que as lutas reservam mortes criativas e violentas. Destaco especialmente Spartacus furando os dois olhos do coitado do romano. Além disso, foi bacana ver Gannicus falando cheio de nostalgia sobre o tempo em que desfilava suas qualidades de guerreiro nas arenas.

Claro que Tiberius seria guardado para o final e caberia a Naevia combatê-lo. Tudo se encaminhava para uma previsível morte do garoto até que Caesar aparece com uma proposta: 500 escravos presos por Tiberius. Naevia consegue segurar toda a ira e deixa o garoto viver… mas não por muito tempo, já que Kore acaba com essa história de uma vez por todas.

Tiberius transformou-se em um grande vilão, algo que eu imaginava ser impossível por tratar-se de não mais do que um garoto mimado, pelo menos no começo da temporada. Teve o fim que mereceu, convenhamos.

E no final das contas Agron não morreu. Como bem disse um visitante do blog, não é fácil confirmar uma morte no seriado. De qualquer forma, ele sofreu bastante nas mãos de Crassus, inclusive sendo pregado na cruz. Doeu só de ver.

Agora nos resta aguardar o último episódio! De acordo com Spartacus, uma tempestade de sangue se aproxima. Será que o seriado vai ser fiel a História?
8/10