Se você pensa em assistir ao Sexta-Feira 13 original para ver Jason com sua máscara de hóquei e sua sede de sangue, é melhor pensar duas vezes. Neste primeiro filme da série o responsável pelas mortes é outro, algo que só mesmo os mais empolgados fãs do gênero sabem.
Aproveitando o sucesso do fantástico Halloween, Sexta-Feira 13 investe na ideia de um assassino implacável perseguindo várias vítimas. É inegável que Halloween é um trabalho muito superior, mas Sexta-Feira 13 merece reconhecimento por ter impulsionado o sub-gênero slasher, além de ter dado base para o surgimento de um dos grandes vilões do cinema.
Temos aqui um grupo de jovens libertinos que resolvem ajudar na reabertura do acampamento Crystal Lake, local que ficou marcado negativamente no imaginário da população devido a um afogamento e outras mortes subsequentes.
É claro que rapidamente os jovens encontram seus respectivos fins na ponta de uma faca, um por um. Ainda que o filme não se destaque tanto pelo suspense, deve-se ressaltar a qualidade das cenas de morte. Mesmo com um baixo orçamento, o maquiador Tom Savini demonstra ser dono de muitos recursos aos nos proporcionar uma experiência bem gráfica e até aflitiva em alguns momentos. Haja sangue!
Tudo bem que roteiro é praticamente inexistente e que as atuações deixam a desejar, mas é possível sim se envolver e se entreter com boa parte do que é visto na tela. Mas fica a dica: se você não é um entusiasta dos filmes de terror desse estilo é melhor passar longe.
7/10
Crítica: Sexta-Feira 13 (1980)

Gosto desse, mas acredito que meu favorito é a Parte 2? hehe
Acho mais divertida, apesar desse primeiro ser mais coeso.
são tantas continuações que eu não tenho certeza qual é qual tb!
Também fiquei entretido. Até achei que o diretor levou jeito para criar clima e fazer algumas coisas interessantes com a câmera.
certamente… o filme agrada bastante em alguns momentos
Só conheço “Sexta-Feira 13” com o Jason. Nem sabia que ele não estrelava um dos filmes da série. Interessante!
interessante e curioso!! eu não sabia tb
Como não gostar desse exemplar? E a memória afetiva?
O filme é bem mal conduzido em alguns aspectos rs, mas é muito bacana! Impossível não gostar!
Abs, fera!
é só relevar algumas coisas que vira uma bela experiência, ainda mais pra quem curte o gênero!
Abs!