A Fuga do Planeta dos Macacos é considerada por muitos a melhor sequência de Planeta dos Macacos, com justiça. Aqui Zira e Cornelius, o simpático casal de chimpanzés, viajam no tempo e acabam por parar na Terra dos anos 1970. Eles conseguiram escapar do fim do mundo que foi mostrado em De Volta ao Planeta dos Macacos e agora tentam se socializar com os humanos, algo que inicialmente parece fácil, mas que aos poucos vai colocando os dois símios em situações cada vez mais difíceis.
O filme sabe trabalhar o humor de um jeito agradável, geralmente demonstrando as reações de surpresa dos chimpanzés em relação aos seres humanos e seus costumes e vice-versa. O diferencial deste filme é a maneira como ele consegue desenvolver seus personagens principais, nos fazendo torcer por eles e temer o sombrio desfecho que se aproxima.
Há aqui uma explicação para como os macacos passaram a dominar o planeta, resultando naquilo que vimos no primeiro filme: uma praga matou todos os cães e os homens passaram a domesticar os macacos, que evoluíram até o ponto que um deles falou pela primeira vez. Tal explicação, convenhamos, é menos convincente do que é apresentado no remake e reboot A Origem do Planeta dos Macacos.
Também há espaço para algumas teorias de viagem no tempo e discussões relativamente profundas sobre atitudes que deveriam ser tomadas antes de algo ruim acontecer.
O que marca mesmo é a cativante dupla Zira e Cornelius e a angustia proporcionada pelo final pra lá de cruel.
8/10
Review: A Fuga do Planeta dos Macacos (1971)

Nunca assisti a este filme, mas gostei da sua resenha. Será que é um filme fácil de se achar para ver?
Kamila, eu tenho um BOX com todos as sequências… certamente tem em locadoras! É interessante ver o segundo filme antes desse, mesmo sendo fraquinho.
É verdade que é a sequência preferida da maioria, mas eu ainda fico com o 4. Acho “Conquista do Planeta dos Macacos” apenas prejudicado pelo teto orçamentário baixo, porque a ‘conquista’ em si hehe, a rebelião símia é sensacional. Tem alguns buracos no roteiro, sim, mas é bem bacana. E “Fuga…” também é muito bom, gosto do humor, é agradável, o casal protagonista mesmo é demais e ainda bem que deram mais espaço para eles na saga – pois são mt mais interessantes que os humanos. E as teorias científicas de viagem no tempo, cara… aquilo realmente convence. O que me diz que não é real?
SPOILERS ALERT!
O filme é bem bacana, mas não gosto do seu final e soa até mesmo incoerente com o restante da franquia [SPOILER]ela atira no bebê no final, como Ceaser sobrevive??!![/SPOILER]
abraço!
não me lembro exatamente do A Conquista, quero rever em breve. Eu assisti já faz uns bons anos, viu… mas lembro de ter gostado sim!