Para finalizar o 1º Prêmio Intratecal a categoria mais bacana: os melhores filmes lançados no Brasil em 2010. Quem acompanha o blog já imagina o vencedor…

OS MELHORES FILMES LANÇADOS NO BRASIL EM 2010
1 O Segredo dos Seus Olhos (Juan José Campanella, 2009)



Um filme completo. É possível encontrar amor, humor, um plano-sequência cheio de energia dentro de um estádio de futebol, violência e aquele tipo de final que te marca para sempre.

2 A Rede Social (David Fincher, 2010)

Serve como um retrato de uma geração. Fincher dá vida a um roteiro fabuloso escrito por Aaron Sorkin e para completar ainda temos uma ótima trilha sonora feita por Trent Reznor.

3 Amor Sem Escalas (Jason Reitman, 2009)

George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick estão incríveis neste filme que cativa do começo ao fim, seja pelo humor que oferece, pela emoção que transmite e por lidar com assuntos delicados, como ter que demitir alguém ou ter que repensar as próprias escolhas de vida.

4 Como Treinar o Seu Dragão (Dean Deblois e Chris Sanders, 2010)

Encantadora animação que triunfa tanto nas cenas de ação, como nas cenas intimistas, algo que eu não tinha visto um desenho conseguir até então.

5 Guerra ao Terror (Kathryn Bigelow, 2009)

A diretora Kathryn Bigelow imprime um clima de tensão que dura o filme todo, feito para ser celebrado. Além disso, a performance memorável de Jeremy Renner eleva a qualidade desse merecido vencedor do Oscar.

6 Atração Perigosa (Ben Affleck, 2010)

Não oferece nada de novo para o gênero, mas o ótimo roteiro e a direção segura de Ben Affleck transformam Atração Perigosa em um dos grandes do ano. Ben Affleck confirma ser um grande diretor de atores e também mostra que sabe criar empolgantes cenas de tiros e perseguições.

7 A Estrada
(John Hillcoat, 2009)

Finalmente o tema do mundo pós-apocaliptico é utilizado com maestria. A força de vontade de um pai para cuidar do filho em um ambiente hostil é mostrada com muita intensidade pelo diretor John Hillcoat. O escritor Cormac McCharty deve ter ficado feliz com o resultado. Viggo em uma atuação de muita qualidade.

8 Ilha do Medo
(Martin Scorsese, 2010)

Uma história intrincada torna-se um thriller memorável nas mãos de Scorsese. Muito suspense e algum mistério em mais uma ótima atuação de Leonardo DiCaprio.

9 O Profeta
(Jacques Audiard, 2009)

O “profeta” do título é um dos personagens mais interessantes de 2010. Acompanhamos a ascenção dele no mundo da prisão e do crime com um interesse que aumenta a cada minuto.

10 Direito de Amar (Tom Ford, 2009)

Talvez sem a ótima atuação de Colin Firth o resultado não tivesse sido o mesmo. De qualquer forma, Direito de Amar é uma obra dirigida com extremo zelo por Tom Ford, que nos comove com uma história naturalmente tocante.

Por pouco: Vírus, Mother – A Busca Pela Verdade, Kick Ass, A Origem, Toy Story 3, Never Let Me Go e Mary and Max.

/bruno knott