Nota: 8

Mesmo após 30 anos ainda é possível se encantar com Star Wars, ainda mais se o seu primeiro contato com ele foi na infância. A nostalgia é inevitável. Os efeitos especiais podem ser ultrapassados, mas ainda são eficientes e junto com a competente direção de George Lucas, temos um filme extremamente ágil e empolgante. Este episódio IV é o ínicio de tudo. O ponto de partida de algo que marcou uma geração. A minha sugestão é esquecer seus problemas e obrigações por duas horas e entrar nesse mundo fantástico. É recompensador, para dizer o mínimo.

O roteiro é excelente na sua aparente simplicidade. Aos poucos vamos descobrindo coisas sobre o Império, sobre os rebeldes e também sobre um grupo de pessoas que está praticamente extinto, os jedis. Obi Wan Kenobi, um dos antigos jedis, sente que a força é forte dentro de um garoto chamado Luke Skywalker. Os dois precisam ir até a Estrela da Morte para resgatar a Princesa Leia e para isso vão precisar da ajuda de Han Solo, Chewbacca, C-3PO e R2-D2. Pronto, a famosa trupe está formada, para nosso deleite.

O filme é uma sucessão de cenas marcantes, que automaticamente tornaram-se clássicas, por exemplo:  toda a sequência em Mos Eiley, com aquela banda pra lá de excêntrica formada por ETS dançantes que tocam uma música bizarramente viciante e claro a apresentação de Han Solo e Chewbacca. Também tem aquela em que eles ficam presos no depósito de lixo, a luta entre Darth Vader e Obi Wan Kenobi e várias outras.

Darth Vader! Tudo que cerca esse personagem é interessante, ainda mais quando já sabemos do seu passado, que foi mostrado na nova trilogia. É bom assistir ao filme já sabendo dos segredos importantes da saga, assim conseguimos perceber algumas dicas, como quando Darth Vader de maneira sutil hesita em matar a Princesa Leia.  Enfim, mesmo não tendo diálogos maravilhosos e soar meio piegas em alguns momentos, é um clássico que ainda diverte e vai continuar divertindo por muito tempo.

Título original: Star Wars
Ano: 1977
País: EUA
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas
Duração: 121 minutos
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Peter Cushing, Alec Guinness, Anthony Daniels, Peter Mayhew, David Prowse, James Earl Jones

– E aí… Qual filme da saga vocês amam e qual odeiam? Personagens preferidos? Cenas mais marcantes??? Pretendo comentar os 6 filmes, mas quero saber a opinião de vocês desde já!

/bruno knott