Título original: The Night of the Hunter
Ano: 1955
Direção: Charles Laughton

Em 1939 o ator Charles Laughton trabalhou com Alfred Hitchcock no mediano A Estalagem Maldita. Talvez esse período ao lado do mestre do suspense tenha o ajudado a realizar este impressionante O Mensageiro do Diabo, que é o único filme de Laughton como realizador.

O filme é sombrio do início ao fim. Ele é conduzido por Charles Laughton como se fosse um verdadeiro pesadelo, recheado de perigos e suspense. O personagem Harry Powell, interpretado por Robert Mitchum, é a personificação do mal. Ele vai perseguir as crianças John e Pearl até o fim do mundo em busca dos 10.000 dólares que elas sabem onde estão escondidos.

Charles Laughton e o diretor de fotografia Stanley Cortez nos oferecem um filme esteticamente perfeito e hipnótico. É incrível pensar que este é o único filme de Laughton como diretor. Fico imaginando todos os ótimos filmes que ele poderia ter feito.

O Mensageiro do Diabo assusta não só pelo suspense e pela técnica do diretor, mas também pelo conteúdo, que mostra um pastor pregando e matando como se as duas coisas estivessem nitidamente ligadas. O embate religioso entre o bem e o mal está muito presente aqui e é mais um dos destaques desta fantástica obra.

Nota: 9

/bruno knott