Ocasionalmente, o pessoal da academia gosta de surpreender ao dar a estatueta da categoria principal para filmes fracos. Separei 5 filmes que eu considero um porre. Lembrem-se, é meramente uma opinião pessoal.

1. Gladiador (Gladiator, 2000)
Ridley Scott

Um épico frustrado. Apesar de algumas cenas interessantes dentro do coliseu, não é mais do que dramalhão de cunho pseudo-histórico enrolado e previsível.

2. Chicago (Chicago, 2002)
Rob Marshall

Em geral, gosto de manter distância de musicais. Os únicos que eu gosto são: All That Jazz, Moulin Rouge e Once. Chicago tem um ou outro número interessante, mas a história é besta como a maioria dos musicais e é um esforço hercúleo assistir ao filme sem dormir. Deve funcionar na Broadway, mas como eu não costumo vagar por esta avenida de New York, o que me importa?

3. O Paciente Inglês (English Patient, 1996)
Anthony Minghella

Como um filme destes ganha 9 Oscars? Arrastado, chato e com personagens não muito interessantes. A fotografia é bonita e temos uma boa participação Naveen Andrews (aka Sayid do Lost). Pouco, convenhamos.

4. Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy, 1989)
Bruce Beresford

Boas atuações de Morgan Freeman e Jessica Tandy tentam salvar o filme, sem sucesso. São 99 intermináveis minutos que poderiam ter se transformado num filme tocante, mas que na verdade não passa de algo um tanto frio e superficial.

5. A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around the World in Eighty Days, 1956)
Michael Anderson

O livro de Julio Verne é tão interessante. Por que esta aberração teve que ser feita e pior, ganhar um Oscar?

– Que filmes que ganharam o Oscar de melhor filme que vocês consideram ruins? Não precisam ter medo, ninguém é obrigado a gostar de tudo o que os outros gostam, certo?